Com duas mortes por gripe suína, Osasco (SP) chama Exército para fazer triagem de pacientes

Gabriela Sylos Do UOL Notícias Em Osasco (SP)

Após o anúncio da segunda morte na cidade, a Prefeitura de Osasco (Grande São Paulo) anunciou uma série de medidas para combater a gripe suína na cidade. Dos três casos registrados até o momento no Estado de São Paulo, dois foram no município: uma menina de 11 anos e um rapaz de 21. Osasco tem 18 casos de influenza A (H1N1) confirmados - sendo um paciente internado em estado grave -, 79 casos suspeitos e 32 pessoas em monitoramento.

A partir da semana que vem, tendas do Exército serão instaladas no estacionamento dos três principais hospitais públicos da cidade para realizar a triagem de casos de gripe que cheguem aos prontos-socorros. "Só vão para dentro do hospital se for um caso confirmado. Essa triagem será feita para evitar uma aglomeração, às vezes desnecessária", disse o prefeito Emidio de Souza (PT).

O Hospital Municipal Central Antônio Giglio passará também a disponibilizar 12 leitos para receber apenas pacientes com confirmação da doença. "Todos os casos estão sendo encaminhados para o hospital Emílio Ribas, que já não comporta mais, pois tem leitos limitados e atende pacientes não só de São Paulo, mas de outras regiões do país", justificou o prefeito. "Nós vamos suspender algumas cirurgias eletivas, que não tenham tanta urgência, para poder reservar esses leitos para o paciente da gripe."

A prefeitura afirma que também fará trabalhos de orientação para profissionais de saúde e de educação - para que, na volta do recesso escolar, as suspeitas de gripe entre alunos da rede pública sejam rapidamente encaminhadas a postos de saúde.

A partir desta sexta-feira (17), as 170 mil residências de Osasco passaram também a receber ligações automáticas com orientações sobre a gripe "para evitar a disseminação de qualquer pânico", segundo palavras do prefeito. O telefone 0800-7744644 está disponível para a população tirar dúvidas sobre a doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos