Governo do RS restringe fechamento de escolas devido à gripe suína

Flávio Ilha Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre

As secretarias da Saúde e da Educação do Rio Grande do Sul publicaram uma nota nesta sexta-feira (17) orientando as escolas do Estado sobre cancelamento ou suspensão de aulas em função da gripe suína.

No documento, o governo estadual determina que as direções das escolas comuniquem à coordenadoria regional de Educação a incidência de casos suspeitos para somente depois, mediante avaliação conjunta, decidir sobre suspensão de atividades educacionais. A decisão deverá envolver também as autoridades sanitárias locais.

"As direções das escolas estaduais, constatada a existência de situações com os sintomas descritos, devem comunicar formalmente a Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde para análise e providências adequadas", diz o documento. A rede estadual de ensino é dividida em 36 coordenadorias regionais.

A nota, assinada pelo secretário Osmar Terra (Saúde) e pela secretária Mariza Abreu (Educação), argumenta que a incidência de gripe suína tem sido semelhante às formas de contágio de uma gripe comum, "caracterizando-se por alta transmissibilidade e baixa letalidade". De acordo com a nota, medidas individuais de prevenção - como uso de lenços descartáveis e higiene permanente das mãos - devem preceder medidas mais drásticas, como suspensão de atividades curriculares ou antecipação de férias. As férias escolares no Estado duram apenas duas semanas em julho e começam na semana que vem.

As determinações não valem para escolas particulares ou municipais. O Rio Grande do Sul tem 2.690 estabelecimentos educacionais nos vários níveis de ensino. Desses, a secretaria de Educação calcula que apenas 10 estejam com aulas suspensas em função da gripe suína.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos