Para prevenção contra gripe suína, 24 cidades de fronteira terão reforço militar no país

Claudia Andrade Do UOL Notícias Em Brasília

O ministério da Defesa divulgou nota nesta sexta-feira (17) confirmando a presença de militares do Exército em 24 cidades de fronteira, espalhadas por dez Estados do Brasil. Os militares ajudarão a divulgar informações sobre a prevenção da gripe suína.

A solicitação de apoio foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que pediu a mobilização de 78 militares no total. O número poderá ser ampliado, de acordo com a necessidade, informa a nota.

No Rio Grande do Sul, Estado em que a situação é mais crítica, nove cidades terão reforço militar: Porto Xavier, Aceguá, Santana do Livramento, Jaguarão, Itaqui, Porto do Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Porto Soberbo.

Cidades do Paraná, Santa Catarina, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amapá, Amazonas e Acre também terão apoio de militares.

A nota do ministério da Defesa afirma que "a preocupação maior é dar o esclarecimento adequado aos viajantes que cruzam, principalmente, as fronteiras do Brasil com Argentina, Uruguai e Paraguai, mas também estão sendo realizados esforços no Norte e Centro-Oeste do país".

O ministro José Gomes Temporão (Saúde), afirmou nesta sexta, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a principal tarefa dos integrantes das Forças Armadas no combate à gripe é a de informar a população. "No Rio Grande do Sul, onde a situação é mais delicada, nós já estamos em parceria com as Forças Armadas, o Exército, e a Polícia Rodoviária Federal. A função nesse momento é de informar adequadamente a população sobre medidas de prevenção".

A declaração do ministro da Saúde é confirmada na nota divulgada pelo ministério da Defesa. "A principal tarefa dos militares será distribuir impressos informativos produzidos pela Anvisa sobre a prevenção da doença e auxiliar no preenchimento da Declaração de Viajantes, além de repassar informações que sejam indicadas pelos técnicos da Anvisa, coordenadora do trabalho".

Cidades que receberação apoio do Exército

Rio Grande do SulPorto Xavier, Aceguá, Santana do Livramento, Jaguarão, Itaqui,
Porto do Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Mauá e Porto Soberbo
Mato Grosso do Sul Mundo Novo, Corumbá e Ponta Porã
AcreAssis Brasil, Epitaciolância e Brasileia
ParanáFoz do Iguaçu e Guaíra
RoraimaParacaima e Bonfim
Santa CatarinaDionísio Cerqueira
RondôniaGuajará-Mirim
Mato GrossoCorixa
AmapáOiapoque
AmazonasTabatinga

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos