Secretaria de Saúde de Campinas (SP) apura cinco mortes suspeitas de gripe suína

Do UOL Notícias Em São Paulo

Atualizado às 20h12

A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, informou nesta sexta-feira (17) que analisa cinco mortes que podem ter sido ocasionadas pelo vírus da influenza A (H1N1), inicialmente chamada gripe suína. Em Passo Fundo (RS), autoridades investigam a morte de uma mulher grávida, que sofreu insuficiência respiratória.

Grávida morre com suspeita de gripe suína em Passo Fundo (RS)

Uma mulher de 31 anos pode ser mais uma morte causada por influenza A em Passo Fundo (RS). Foram coletados exames para investigar se o óbito foi devido à nova gripe


São cinco mulheres, três de Campinas e duas de outros municípios da região, que foram diagnosticadas com doença respiratória aguda grave.

Dos casos de Campinas, dois morreram nesta sexta-feira e um no dia 8 de julho. Os óbitos de moradores de outras cidades também foram hoje. Todos são adultos jovens - de 20 a 39 anos. Somente uma pessoa tem entre 50 e 60 anos.

A vigilância não confirmou nenhuma morte por influenza A na cidade e reforçou que as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um centro de saúde, que indicarão o tratamento adequado.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, as redes pública e privada de saúde do município já estão estruturadas para atender a população.

Até o momento, segundo o secretário, foram confirmados 50 casos de influenza A (H1N1) no município. Destes, a grande maioria já está curada ou em processo de recuperação.

"A maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%), até o momento, é igual à da gripe sazonal", afirmou a diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena Gouveia Vilela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos