PF prende três acusados de fraude de R$ 1 mi na Caixa no RS

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Três pessoas foram presas nesta terça-feira (21) pela Operação Pitágoras, da Polícia Federal, suspeitas de pertencerem a organizações criminosas envolvidas em fraude de financiamentos da Caixa Econômica Federal em Bagé (RS).

Levantamentos preliminares indicam que aproximadamente 100 pessoas acessaram de maneira fraudulenta empréstimos ou financiamentos junto à CEF, o que totalizam cerca de R$ 1 milhão. Foram expedidos quatro mandados de prisões preventivas e 12 mandados de busca e apreensão.

De acordo com informações da Polícia Federal, os suspeitos usavam o nome de pessoas de baixa renda para intermediar empréstimos ou financiamentos bancários. Eles obtinham declarações falsas de Imposto de Renda prestadas à Receita Federal. A principal fonte de recursos fraudada era o financiamento para aquisição de materiais de construção.

As investigações tiveram início em meados do mês de maio deste ano, após a Polícia Federal em Bagé ter recebido informações da Caixa Econômica Federal sobre o possível esquema.

Os presos serão incursos nas penas dos artigos 299, 171, parágrafo 3º e 288, todos do CPB, permanecendo à disposição da Justiça Federal.

O nome da operação refere-se a um dos escritórios utilizados por uma das organizações criminosas, localizado no Edifício Teorema, naquela cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos