Equipes ainda buscam vítimas de naufrágio em Manaus

Leandro Prazeres
Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

O barco que naufragou na tarde de ontem (21) na foz do igarapé de Educandos, em Manaus, matando duas pessoas, deve ser içado nas próximas horas. Os bombeiros querem verificar se há corpos presos entre o barco e a água ou dentro dos porões da embarcação. A informação é do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Antônio Dias. Hoje, passageiros que estavam no barco começaram a prestar depoimento à Polícia Civil que, assim como Marinha, investiga o caso.
  • Bruno Kelly/A Crítica/AE

    Segundo o Corpo de Bombeiros, a embarcação ia para Santarém (PA), mas o leme quebrou quando saía do porto


O barco Karolina do Norte naufragou por volta das 13h45 quando retornava a um estaleiro localizado no igarapé, na margem esquerda do rio Negro. Ele havia partido do porto de Manaus com destino a Santarém, no Pará, quando o comandante da embarcação, Manoel Benício da Rocha, constatou uma quebra no leme. Ao ser rebocado para a margem, o barco pendeu para o lado. Maria Alvarenga, 71, e Andreza Ketlen Amorim, 7, morreram afogadas.

Segundo Antônio Dias, a chance de encontrar novos corpos é remota, porém não pode ser descartada. "Nossos mergulhadores checaram a embarcação ontem e no início da manhã de hoje, mas só quando removermos o barco para a margem é que vamos poder verificar se algum corpo ficou preso no leito do igarapé ou dentro do porão do barco", disse o coronel. Havia a suspeita de que pelo menos outras quatro pessoas estivessem entre os mortos, porém, elas foram localizadas com vida.

O dono do barco, Edson Carvalho de Souza Jr. e o comandante, Manoel Benício da Rocha, foram indiciados por atentado contra a segurança fluvial, mas responderão ao inquérito em liberdade. De acordo com assessoria de comunicação da Polícia Civil do Amazonas, o delegado Fabiano Azevedo estuda indiciar uma terceira pessoa, responsável pela troca do leme, peça que quebrou e que levou o barco a ser rebocado para a margem antes do acidente.

  • Reprodução/UOL Mapas

    O igarapé de Educandos é um pequeno afluente do rio Negro, que margeia a cidade de Manaus

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos