Rio ganha polos de acolhimento de pessoas com suspeita de gripe suína

Flávia Villela
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta quarta-feira (22) dois polos de acolhimento de pessoas com suspeita de influenza A (H1N1) - gripe suína - nos hospitais Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e Souza Aguiar, no centro.

Os polos funcionarão 24 horas por dia, de domingo a domingo, e contarão com um epidemiologista, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviços gerais, totalizando oito profissionais por plantão, pela manhã e à tarde.

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, estiveram nesta manhã no hospital Lourenço Jorge para acompanhar o primeiro dia de atendimento.

Segundo o secretário, amanhã (23) um novo polo será inaugurado no Hospital Miguel Couto, no Leblon, e na sexta-feira mais três começam a funcionar nas unidades de saúde de Santa Cruz e Campo Grande, na zona oeste da cidade, e no Méier, na zona norte.

"O que vemos hoje é um aumento do número de casos, o que já estava previsto, e para isso estamos criando fluxos diferenciados e contratando novos profissionais para não sobrecarregar o atendimento destinado a pessoas de muito maior risco do que o da gripe, que são aquelas que procuram as emergências dos hospitais".

O secretário informou que mais quatro pessoas com suspeita de estarem infectadas com a gripe suína foram internadas no Rio e há dois casos suspeitos de morte pela doença. Hans Dohmann disse também que há 130 casos de pacientes com a gripe e mais de 30 pacientes aguardando confirmação dos resultados.

O prefeito, Eduardo Paes, pediu à população que se informe sobre os sintomas da gripe antes de procurar as emergências dos hospitais, evitando assim a superlotação. "É necessário que a pessoa apresente sintomas, sobretudo relacionados a problemas respiratórios e à febre muito alta. Não tem por que correr para a rede pública de saúde por causa de um resfriado", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos