Gripe suína muda liturgia da Igreja Católica em Rio Preto

Do UOL Notícias Em São Paulo

Por causa do alto risco de contaminação pelo vírus da gripe influenza A, inicialmente chamada de gripe suína, a Igreja Católica será forçada a mudar a liturgia durante as celebrações, segundo reportagem da "Agência Bom Dia".

O bispo de Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, fará um comunicado nesta sexta-feira (24) aos padres de 37 igrejas da cidade. Os sacerdotes serão orientados a pedir que os fiéis evitem o gesto de dar as mãos durante a oração do Pai Nosso e na saudação da paz.

As hóstias também deverão ser dadas nas mãos e não mais na boca, como algumas pessoas preferem recebê-las. O comunicado de dom Paulo sobre as mudanças nas missas será feito durante a programação da rádio do bispado, a Interativa FM. A decisão do bispo foi baseada no mesmo comunicado feito pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

"A população precisa ser orientada sobre as medidas preventivas para evitar o contágio da doença", afirmou o bispo. A Igreja Renascer em Cristo também adotou medidas para evitar o contágio durante os cultos.

A orientação é para que os ministros com resfriado ou gripe sejam substituídos. Contatos físicos também devem ser evitados. Rio Preto tem quatro casos de gripe suína confirmados. Outros dois suspeitos estão sendo monitorados em ala isolada do HB. Um deles é de uma criança de quatro anos de Rondônia. Uma morte por gripe suína também é investigada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos