Secretário de Saúde do Rio diz que pode convocar médicos aposentados e bombeiros contra a gripe suína

Vitor Abdala Da Agência Brasil Em Brasília

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, afirmou hoje (24) que o governo estadual possui planos de contingência para enfrentar a influenza A (H1N1) - gripe suína. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo do estado, a Secretaria de Saúde poderá convocar médicos aposentados, policiais e bombeiros para auxiliar a rede pública fluminense.

O secretário afirmou que o atendimento a pacientes com sintomas da gripe suína, no estado, está sendo acompanhado por uma comissão de profissionais especializados, que poderá instaurar sindicâncias quando houver erros humanos e de processos de atendimento durante as consultas médicas.

Cortes ressaltou ainda que estão sendo montados centros de referência para atendimento de pacientes com suspeita da doença. A partir de segunda-feira (27), também começa a funcionar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Disque Gripe Suína, para informar a população.

Segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa do governo do estado, Sérgio Cortes deu essas declarações em entrevista a uma emissora de rádio da capital fluminense. O estado do Rio já teve, até o momento, cinco mortes confirmadas por causa da doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos