Butantan pode produzir 44,2 milhões de doses de vacina contra a gripe suína em um ano

Da Agência Brasil

A quantidade de vacinas contra o vírus influenza A (H1N1) que deve ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, ainda não foi definida. O volume está sendo negociado entre o país e fabricantes internacionais para a produção e compra de insumos contra a gripe, mas o instituto diz ter capacidade para fabricar 44,2 milhões de doses do produto em um ano.

O Butantan tem duas unidades de produção de vacinas que podem ser usadas para fabricação do imunizante contra a influenza A (H1N1). A primeira delas pode produzir 200 mil doses anuais. A segunda tem uma estrutura bem maior e consegue produzir 44 milhões de doses ao ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, o plano estratégico de combate à gripe no país, em articulação desde junho entre o órgão, empresas estrangeiras que testam a vacina contra a influenza A (H1N1) e Instituto Butantan, deverá ser apresentado ainda esta semana. A estimativa é que as doses de imunização fiquem prontas para uso em 2010.

Até o último fim de semana, o Brasil registrou 38 mortes de gripe suína. Os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Sul, que contabiliza 16 óbitos, de acordo com boletim divulgado ontem (26) pela Secretaria de Saúde do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos