Polícia ouve 55 passageiros de barco que virou em Manaus e indicia três pessoas

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Civil em Manaus (AM) já ouviu 55 passageiros que estavam no barco Karolina do Norte, que virou no dia 21 com 185 pessoas a bordo minutos depois de ter deixado o Porto de Manaus com destino à Santarém (PA). Robson Viana Barreto, 49, dono do estaleiro responsável pelos reparos no leme quebrado, também foi indiciado por aceitar trocar a peça com todos os passageiros dentro do barco.

Até então apenas o dono da embarcação, Edson Carvalho de Souza Júnior, 30, e o comandante Manuel da Rocha, 34, respondiam pelo acidente, que matou duas pessoas.

Os três respondem em liberdade por crime de atentado contra a segurança no transporte marítimo, na forma qualificada (com morte), previsto no artigo 261 do Código Penal. Se condenados, eles podem pegar de seis a 12 anos de prisão.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o delegado do 2º Distrito Integrado de Polícia (2º DIP), Fabiano Azevedo, que apura o caso, considera que o número de pessoas ouvidas é suficiente e os depoimentos serão encerrados para que o inquérito seja concluído, o que deve acontecer até 18 de agosto.

O relato das pessoas ouvidas, de acordo com Azevedo, confirma a versão dada pelo comandante e pelo dono da embarcação, que disseram que o barco teria virado, porque os passageiros, em momento de desespero, foram todas para o lado esquerdo.

Os próximos a serem ouvidos serão os tripulantes do barco. As oitivas estão programadas para acontecer na próxima semana.

De acordo com o "Portal Amazônia", as vítimas do tombamento já chegaram a um acordo com o dono do barco, que se comprometeu a indenizar os passageiros e custear todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem até a cidade de Santarém, no Pará, ou outros municípios. Cerca de 90 passageiros já chegaram a Santarém.

A perícia da Polícia Civil já foi feita no local do acidente e deve ser concluída em até 60 dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos