RS confirma mais duas mortes por gripe suína em Caxias do Sul e uma em Uruguaiana

Flávio Ilha Especial para o UOL Em Porto Alegre


O secretário municipal de Saúde, Eduardo Iotti, confirmou na tarde desta terça-feria (28) mais duas mortes por gripe suína na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma garota de 18 anos com pneumopatia crônica, que morreu em decorrência de complicações respiratórias na segunda-feira (20), e de um homem de 62 anos com problemas cardíacos, que também morreu em função da gripe suína no sábado (25). Agora são três mortes e 19 casos suspeitos confirmados no município. Com estes casos, sobe para 56 o número de vítimas no Brasil.

Hoje, mais cinco novos doentes foram confirmados no Rio Grande do Sul, sendo todos na região serrana: um em Farroupilha, um em Nova Petrópolis, um em Garibaldi e dois em Vacaria. No Estado, já são 18 pessoas mortas em decorrência da gripe.

"Ainda há pelo menos 20 mortes suspeitas sendo investigadas", disse o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. Segundo ele, a região de Caxias do Sul já deve ter cerca de 3 mil pessoas infectadas pelo H1N1. No Estado, o número de pessoas teria passado de 12 mil.

"Esse número certamente vai dobrar até o final de semana e dobrar de novo na outra. A infecção se reproduz muito rapidamente", disse.

Ele avaliou ainda que é necessário encarar "com naturalidade" a epidemia. "Sempre temos sobrecarga de atendimento para doenças respiratórias no inverno", falou.

Uruguaiana
Em Uruguaiana, um homem de 45 anos também morreu em decorrência da gripe suína na segunda-feira (27). O caso foi confirmado hoje pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto Schneider.

O prefeito Sanchotene Felice prorrogou até o dia 13 de agosto o recesso escolar nas 23 escolas municipais (16 na área urbana e 7 na área rural). A medida atinge os 10.700 alunos matriculados. Além disso, a prefeitura decretou que ficam vedadas reuniões em locais públicos ou de uso coletivo enquanto persistir a situação de emergência no município.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos