Amazonas registra dois novos casos de gripe A

Amanda Mota Da Agência Brasil Em Manaus

O Comitê de Prevenção e Controle da Gripe A confirmou dois novos casos de influenza A (H1N1) - gripe suína - no Amazonas. Os pacientes - um homem e uma mulher - são de Manaus e tudo indica que eles contraíram a doença em Curitiba e em Vitória, respectivamente, em viagens de trabalho. Os dois voltaram ao amazonas no último dia 20. Com esses registros, o estado passou a ter quatro casos confirmados da doença, todos tratados e fora de perigo.

Segundo o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, um dos pacientes chegou a Manaus com sintomas e outro sem. Nos dois casos, a doença foi rapidamente identificada, e ambos foram liberados da quarentena domiciliar. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que o período de monitoramento dos contatos desses pacientes terminou ontem (29) e nenhum deles oferece mais risco de transmissão para outras pessoas.

"A rapidez no diagnóstico é fundamental para evitar novas contaminações pela doença. Esse é o maior desafio para impedirmos novas infecções", disse o diretor da FVS no Amazonas.

Hoje (30), representantes da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) se reúnem com o Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A para definir uma estratégia de ação na rede municipal de ensino. A idéia é orientar as 400 escolas da rede pública municipal da capital amazonense sobre os procedimentos a serem adotados para prevenir contra a doença. Por enquanto, ao contrário do que foi determinado no Rio de Janeiro, o Amazonas não vai suspender as aulas.

Em Manaus, a Semsa está responsável pela orientação dos profissionais das unidades básicas de saúde e dos que trabalham no comércio. Sob a responsabilidade da FVS, ficaram as indústrias, órgãos públicos e escolas estaduais. Palestras nas unidades básicas de saúde de Manaus para orientar os profissionais sobre os novos protocolos da influenza A (H1N1) e também da malária também estão sendo realizadas desde o início desta semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos