Igreja Católica pede que apertos de mão e abraços sejam evitados em missas na Paraíba

Do UOL Notícias Em São Paulo

A gripe suína está mudando os hábitos religiosos no Brasil. Nesta quinta-feira (30), a Arquidiocese da Paraíba divulgou nota orientando os padres e fiéis a evitarem apertos de mão e abraços durante as celebrações em igrejas e capelas. Diversas Arquidioceses do país, em especial as dos locais mais afetados pela doença, estão seguindo a mesma linha.

Entre as recomendações estão a omissão dos cumprimentos de paz, a distribuição das hóstias somente nas mãos dos fiéis e evitar dar as mãos durante a Oração do Pai Nosso.

A Paraíba registrou a 1ª morte pela doença no Nordeste do país nesta terça-feira.

No Estado de São Paulo, onde há o maior número de mortes causadas pela doença - 27, segundo o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta terça - cidades como Rio Preto e São Paulo já deram suas recomendações a padres e fiéis.

As Arquidioceses de Curitiba e Belo Horizonte aconselham ainda as paróquias a retirar o recipiente de água benta da entrada das igrejas. "Sendo a igreja lugar de grande concentração de fiéis, proporcionar uma boa ventilação, com portas e janelas abertas", aconselham os bispos de Curitiba.

Nesta quinta, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba cancelou o evento do Dia Nacional da Saúde, programado para o dia 8 de agosto. "Embora estivéssemos promovendo a prevenção da saúde, não podemos correr este risco num momento que até escolas estão tendo suas aulas canceladas, entre tantas outras instituições que adotaram a proibição de aglomerações", diz a nota.

De acordo com a assessoria de imprensa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o movimento está partindo dos próprios bispos e suas respectivas arquidioceses, com base na realidade local. A CNBB informou que, "por enquanto", não há nenhuma orientação da entidade nesse sentido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos