Paciente com suspeita de gripe suína abandona tratamento em hospital do Rio

Ana Sachs Do UOL Notícias Em São Paulo

Um jovem de 18 anos, com suspeita de estar com a gripe suína, saiu do Hospital Geral de Nova Iguaçu (conhecido como Hospital da Posse), em Nova Iguaçu (RJ), no início da tarde de ontem, à revelia da unidade.

Morador do bairro de Caioba, o rapaz deu entrada no hospital na última terça-feira apresentando febre, tosse, dor de cabeça, falta de ar e dor no tórax. Ele estava sendo acompanhado pela equipe médica.

De acordo com o infectologista Robisney Avelar, que acompanhou o caso, o jovem apresentava todos os sintomas da doença, estava bastante debilitado e necessitava de cuidados médicos.

Ele conta que a mãe do rapaz chegou ao hospital um dia depois da internação bastante ansiosa. "É uma situação compreensível, porque as pessoas ficam assustadas. Ver todas aquelas pessoas de máscara assusta mesmo", disse.

Ela estava determinada a levar o filho para a casa, pois acreditava se tratar apenas de uma pneumonia. Sob alegação de que continuaria o tratamento em casa, e mesmo tendo sido informado sobre os riscos para a sua saúde e de sua família, o paciente deixou o hospital após assinar termo de responsabilidade. A mãe do jovem também assinou o termo.

De acordo com a assessoria de imprensa, o hospital não pode impedir que a pessoa deixe o local. O infectologista afirmou ainda que não houve tempo de colher o material do paciente para determinar se ele tinha ou não a gripe suína.

O Hospital da Posse possui enfermaria com isolamento para internar pacientes com suspeita de influenza A (H1N1) e está realizando capacitacão de médicos e enfermeiros para diagnosticar casos da doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos