Temporão vai ao Paraná anunciar reforço para atender pacientes da gripe suína

Do UOL Notícias Em São Paulo

Devido ao aumento do número de casos, o Estado do Paraná deve receber reforços do Ministério da Saúde para o atendimento dos pacientes com suspeita de gripe suína. A anúncio será feita na próxima terça-feira (4), durante visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao Estado.

"Ainda não é possível informar quanto será investido nesta fase. O anúncio será feito pelo ministro, que também repassará a programação de implantação das Unidades de Pronto-Atendimento no Estado", afirmou o secretário da Saúde do Estado, Gilberto Martin.

Ele ressaltou que a preocupação com a assistência é para evitar que mais pessoas morram em consequência do agravamento da doença. "Estamos focados na assistência para evitar as mortes, porém temos a clareza que a maioria dos casos confirmados tem quadro leve de gripe e se recupera bem", disse.

O secretário também reforçou que a medida da suspensão do início das aulas tem como objetivo tranquilizar a comunidade, uma vez que outras instituições no Estado e no país já estavam adotando a medida. "Essa situação acabava por gerar desencontro de informações e apreensão na população", disse.

Para ele medidas como essa não alteram o comportamento da doença, apenas tornam lento o processo de transmissão. "O enfrentamento desta pandemia é uma travessia de longo curso, pois teremos a vacina disponível no Brasil apenas em março de 2010. Até lá as medidas de prevenção e assistência são as melhores maneiras de conter a epidemia", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos