60% das amostras analisadas pelos laboratórios de referência são do tipo A (H1N1)

Do UOL Notícias Em São Paulo

O novo vírus A (H1N1), que causa a gripe suína, passou a responder por cerca de 60% dos resultados positivos das amostras de secreção respiratória analisadas pelos laboratórios de referência do Brasil, que são: Instituto Adolfo Lutz em São Paulo; Instituto Evandro Chagas no Pará e Fiocruz no Rio de Janeiro.

Dentre os 3.589 resultados positivos para influenza, 2.050 (57,1%) foram positivos para o novo vírus influenza A (H1N1), 1.202 (33,5%) para A/sazonal, 9 (0,3%) para B/sazonal e 328 (9,1%) para outro agente.

A evolução da detecção do vírus H1N1 pode indicar, além da
ampliação da circulação, maior especificidade da definição do diagnóstico.

Entre os casos graves, quem tem algum fator de risco, tem 3,46 mais chances de morrer do que uma pessoa que não possui nenhum deles. Os principais fatores de risco são doenças respiratórias crônicas e gravidez, tanto para a influenza A (H1N1) quanto para a gripe sazonal.

Até o dia 29, foram notificadas ao ministério 56 mortes causadas pelo vírus da gripe suína no Brasil. O número não inclui seis mortes registradas no Rio Grande do Sul nesta semana, nem as quatro mortes divulgadas pelo governo do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Ao todo, 66 pessoas morreram devido ao vírus H1N1 no país.

Apesar dos novos números de casos da doença que resultaram em mortes, nos últimos sete dias foi registrada uma queda de 12,8% para 10,3% no índice de casos graves que mataram os pacientes.

Entre 25 de abril e 25 de julho, foram notificados 10.623 casos de suspeitos de algum tipo de gripe. Os confirmados como gripe suína são 1.958. Entre os que evoluíram para síndrome respiratória aguda grave, 56,9% são mulheres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos