Mais quatro mortes por gripe suína no Estado do Rio

Thaís Leitão Da Agência Brasil No Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou hoje (31) mais quatro mortes de vítimas da influenza A (H1N1) - gripe suína. Agora, o estado já totaliza nove óbitos. Dos casos registrados, três são do município do Rio de Janeiro e um é de São Gonçalo. Entre os mortos, estão uma gestante, de 24 anos, um menino, de 9 anos, um adolescente, de 14 anos, e um homem, de 31 anos. De acordo com a secretaria, todos apresentavam fator de risco.

A secretaria também informou que, a partir de hoje, a distribuição do fosfato de oseltamivir - medicamento para tratamento de pacientes com influenza A (H1N1) - será feita em 42 quartéis do Corpo de Bombeiros das regiões da Baía da Ilha Grande, baixada litorânea, centro sul, Médio Paraíba, metropolitana 1 e 2, noroeste, norte e serrana e mais 15 unidades da capital fluminense. A decisão de descentralizar a distribuição, que até então estava sendo realizada na Central Estadual de Regulação, foi tomada para agilizar a assistência aos pacientes.

A recomendação do órgão é de que o medicamento seja destinado a pacientes graves ou com fator de risco, como crianças menores de 2 anos, grávidas, idosos acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com deficiência imunológica (como pacientes com câncer ou em tratamento para aids) , e com obesidade mórbida. Para retirar o remédio, será preciso entregar no polo de distribuição um formulário preenchido pelo médico e a receita, indicando o uso do medicamento.

De acordo com protocolo adotado pelo Ministério da Saúde, apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o Tamiflu. Os demais terão os sintomas tratados, de acordo com indicação médica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos