Rio começa distribuição do Tamiflu no Estado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Rio de Janeiro começa a distribuir nesta sexta-feira (31) o medicamento Tamiflu, utilizado no combate à gripe suína. Segundo informação da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, a distribuição será feita em 42 quartéis do Corpo de Bombeiros da capital e em 15 quartéis do interior. A droga está sendo separada para diferentes unidades no quartel central dos bombeiros.

O medicamento é um genérico produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) a partir do fosfato de oseltamivir, mesmo princípio ativo do Tamiflu original. Os primeiros lotes foram entregues ontem (30) e repassados pelo Ministério da Saúde aos Estados mais atingidos pela influenza A (H1N1): Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. No total, foram entregues 150 mil kits de tratamento para o país inteiro.

No Rio, o remédio será destinado a pacientes com sintomas graves ou com fatores de risco, como crianças menores de dois anos, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, deficiência imunológica ou obesidade mórbida.

De acordo com o secretário fluminense Sérgio Côrtes, o objetivo é "garantir que o medicamento seja ministrado a esses pacientes nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas".

O protocolo adotado pelo Ministério da Saúde recomenda que somente pacientes com quadro de saúde agravado nas primeiras 48 horas dos sintomas devem tomar o Tamiflu, para evitar resistência do vírus ao medicamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos