Brasil receberá 18 milhões de doses da vacina contra gripe suína até 2010

Piero Locatelli Do UOL Notícias Em Brasília

O Brasil deverá receber 18 milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) até abril de 2010. Serão 1 milhão de doses prontas até dezembro deste ano e, no primeiro trimestre do ano que vem, o restante será processado pelo Instituto Butantã.

A informação foi dada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, na tarde desta segunda-feira (3) durante seminário em Brasília sobre a gripe.

"As vacinas não poderão ser comercializadas", disse o secretário. Segundo ele, as doses deverão entrar no calendário de vacinação sugerido pelo ministério.

Além dos 18 milhões iniciais, o número pode aumentar mais 15 milhões caso a OMS (Organização Mundial de Saúde) autorize o Brasil a diminuir a vacina sazonal da gripe comum. Ela seria, em partes, substituída pela vacina da H1N1.

Tamiflu não será distribuído em farmácias
Enquanto as vacinas não chegam ao país, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirmou que o medicamento contra a gripe, o Tamiflu, continuará a não ser distribuído em farmácias.

"Algumas pessoas criticam porque o medicamento não está disponível na farmácia para toda e qualquer pessoa que tiver uma receita médica. A resposta é que teríamos uma corrida às farmácias da população com maior poder aquisitivo, porque o medicamento é caro. Comprariam o medicamento para estocar", disse o ministro.

Segundo Temporão, o ministério irá controlar a distribuição dos medicamentos aos Estados conforme a necessidade de cada um. Temporão também afirmou que não há a necessidade de mulheres grávidas deixarem de comparecer ao trabalho caso não apresentem sintomas da doença, como alguns médicos têm recomendado. Mas devem procurar um hospital ao sinal de qualquer sintoma.

A orientação do ministério é para que as pessoas se previnam, preferindo lugares ventilados, além de lavar as mãos constantemente e cobrir a boca e o nariz ao tossir. "Essas coisas que a gente acha bobagem às vezes são as mais importantes", disse Reinaldo Guimarães.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos