Amazonas teme propagação de vírus com proximidade de festa religiosa

Amanda Mota Da Agência Brasil Em Manaus

A proximidade da festa do Círio de Nazaré em Belém começa a preocupar profissionais da área da saúde em Manaus. Segundo o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas, Evandro Melo, a tradicional festa religiosa no Pará, realizada no mês de outubro, atrai centenas de pessoas que moram no Amazonas.

"Trabalhamos com cenários estabelecidos. Nos preocupa no momento pensar a festa do Círio porque, caso em outubro o estado tenha registro de transmissão da doença em seu território, corremos risco de sofrer pressão da doença", avaliou.

Mesmo com essa preocupação, o dirigente da Vigilância em Saúde no Amazonas lembrou que o Pará não tem, neste momento, nenhuma confirmação de transmissão da doença dentro de seu próprio território.

"A preocupação será maior se houver transmissão da doença dentro do Pará porque isso provocará um fator maior de risco para o Amazonas. Os dois estados tem uma relação forte e há muita gente circulando com frequência entre os dois territórios", acrescentou.

Apesar de poucas ocorrências da nova gripe em comparação a outros estados brasileiros, o Amazonas (que tem seis casos confirmados) continua concentrado em combater o problema e agora se dedica a ter uma rede preparada para reconhecer os doentes graves. No Amazonas, governo e prefeitura já começaram, esta semana, a preparar os profissionais da rede pública e privada sobre o manejo de pacientes com síndrome respiratória grave.

"Essa medida foi tomada porque 99% dos pacientes que morreram no país tiveram síndrome respiratória grave e por isso temos que manejar da melhor forma esses pacientes para evitar outras mortes", disse Melo.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do Pará, Ana Helfer, a medida é compartilhada no estado. "Estamos trabalhando também com foco nas doenças respiratórias agudas graves, que têm os mesmos sintomas de gripe comum. Nossa tarefa agora é identificar os casos e fazer com que a rede assistencial possa avaliar criteriosamente esses casos, impedindo confusões entre os tipos de gripe", disse.

O Círio de Nazaré é uma das maiores procissões católicas do país. É realizado em Belém (PA) há mais de 200 anos e reúne, anualmente, cerca de 2 milhões de romeiros. O evento é realizado no segundo domingo de outubro, partindo da Catedral da cidade. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em mais de nove horas (2004).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos