Corpo de brasileiro desaparecido na África é encontrado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O corpo do economista carioca Gabriel Buchmann, 28, foi encontrado no Maláui (África) nesta quarta-feira (5), segundo informações do Ministério das Relações Exteriores. Gabriel estava desaparecido desde 17 de julho, quando fazia uma trilha no monte Mulanje.
  • Reprodução

    Gabriel fazia uma viagem desde julho do ano passado para preparar um doutorado sobre políticas públicas de apoio a comunidades pobres. Ele tinha percorrido 26 países antes de sumir no Maláui


Segundo informações do Itamaraty, o corpo foi encontrado por equipes de resgate mista - contratada por familiares e pelo próprio ministério. A assessoria de imprensa do órgão não soube informar o local exato do resgate.

O corpo deve primeiro passar por uma autópsia na África para depois ser embarcado com destino ao Brasil. O Itamaraty deve auxiliar na transferência.

Na casa de Maria de Fátima Buchman, mãe do economista, amigos e familiares confirmam que foram comunicados sobre a morte de Gabriel. Segundo um amigo da família, a mãe de Gabriel está muito abalada e não deverá se pronunciar no momento. "Todos nós estamos muito tristes, difícil de falar. Além disso, no Maláui já é noite e acabamos não recebendo muitas informações", explicou o amigo Paulo, que não quis divulgar seu nome completo.

Em entrevista ao UOL Notícias no último dia 23, a família contou que Gabriel fazia uma viagem desde julho do ano passado para preparar um doutorado sobre políticas públicas de apoio a comunidades pobres. Ele já tinha percorrido 26 países.

A mãe tinha esperanças que um segundo helicóptero pudesse auxiliar nas buscas, que contava com um grupo de 60 pessoas. Ontem, uma equipe de bombeiros partiu do Rio de Janeiro para ajudar no resgate, mas não chegou a auxiliar nos trabalhos.

* Com informações de Juliana Kalil, no Rio de Janeiro

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos