Prefeitura de Curitiba anuncia novas medidas para conter gripe suína

Lúcia Nórcio Da Agência Brasil Em Curitiba


A manipulação local do antiviral Tamiflu pediátrico, o adiamento para o próximo dia 17 da volta às aulas dos 140 mil alunos das creches e escolas municipais, a criação de um serviço telefônico com esclarecimentos sobre a influenza A (H1N1) - gripe suína - e a disponibilização de mais 32 leitos para atender pacientes com a nova gripe foram anunciados hoje (6) como parte de um pacote que visa a conter a disseminação da gripe suína em Curitiba.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, as decisões foram tomadas nesta manhã, em reunião entre representantes das secretarias municipais da Saúde e da Educação, de entidades hospitalares e médicos infectologistas da capital paranaense.

Dos 601 pacientes de casos confirmados no Paraná, mais da metade (383) é de Curitiba, onde foram registradas 14 das 25 mortes ocorridas no estado.

Segundo o secretário, o Comitê Municipal de Controle e Prevenção à Gripe decidiu adiar as aulas por mais uma semana - o retorno estava previsto para a próxima segunda-feira (10) - como medida de precaução em função do crescimento no número de casos.

Quanto à manipulação do medicamento, Ducci explicou que é uma medida de emergência, até que a prefeitura receba uma nova remessa do Ministério da Saúde. "Temos um bom estoque de cápsulas do remédio para adultos, fizemos um acordo com a farmácia de manipulação e estamos garantindo que nenhuma criança fique sem atendimento."

O secretário afirmou que não há motivos para pânico, porque os médicos estão instruídos para avaliar cada caso individualmente e prescrever, se necessário, o medicamento. Para ele, o call center será muito útil, porque vai acompanhar o paciente que esteve em consulta e foi para casa. Ele será informado sobre a necessidade de novas consultas e orientado sobre como agir se os sintomas não desaparecerem com o tratamento prescrito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos