RS cria Disque Gestante; já são 55 grávidas com suspeita de gripe A no Estado

Do UOL Notícias Em São Paulo

As gestantes das cidades gaúchas poderão a partir de hoje (6) obter informações sobre a gripe A(H1N1) pelo Disque Gestante (0800 642 0151). O serviço criado pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul é grátis e pretende alertar para perigos da gripe em mulheres grávidas, que são um dos principais grupos de risco da doença.

A estimativa é que existam 80 mil grávidas neste momento no Estado.

"Vamos focalizar o atendimento nas grávidas e, além de esclarecer dúvidas, vamos ampará-las e acompanhá-las, garantindo que recebam toda a assistência necessária, inclusive o medicamento Tamiflu, que deve ser administrado já no primeiro dia do aparecimento dos sintomas", informou o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

O Disque Gestante funciona as 24 horas do dia e conta com a orientação técnica de enfermeiras e obstetras.

O acompanhamento da mulher grávida acontecerá mediante cadastro (nome e telefone) feito no momento da ligação.

A população em geral pode obter informações através do número 150, que também está disponível 24 horas.

No Rio Grande do Sul, existem 55 gestantes com suspeita de gripe A e 11 delas estão internadas em UTIs. Foram confirmados quatro mortes de grávidas no Estado até o momento.

Terra também anunciou hoje mais 340 leitos da Casa da Gestante, criados por meio de convênios com instituições, e pediu aos hospitais uma reserva de leitos e enfermarias específicas para gestantes gripadas.

O secretário afirmou que não está faltando Tamiflu no Estado. "Se houve algum problema de desabastecimento, não foi por problema de distribuição da SES/RS mas, sim, por uma questão de logística local", disse.

O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de casos no Brasil e confirmou mais três mortes hoje. No total, são 32 mortes pela doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos