Gripe suína cancela Parada Gay em cidade mineira

Rayder Bragon Especial para o UOL Notícias Em Belo Horizonte

Por causa da gripe suína, a Prefeitura de Juiz de Fora (MG), região da Mata e a 255 km de Belo Horizonte, cancelou por tempo indeterminado a Parada Gay que seria realizada no dia 16 deste mês no município. Além da festa, foram suspensos o concurso Miss Brasil Gay, evento que ocorre na cidade há 33 anos, e o Rainbow Fest, programados para anteceder a parada, e a exposição agropecuária.

A prefeitura disse ter seguido orientação de comitê de saúde do município, formado para discutir ações de combate à nova gripe, e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que havia recomendado às cidades mineiras o adiamento de eventos onde houvesse concentração de grande número de pessoas.

Segundo o presidente do (MGM) Movimento Gay de Minas, Marco Trajano, eram esperados para a festa cerca de 80 mil pessoas, sendo 13 mil turistas.


"Recebemos a notícia com surpresa. Eu concordo que a iniciativa visou a saúde pública, mas a prefeitura demorou a tomar a decisão e a tomou às vésperas do evento. Nós vamos ter prejuízo, mas ainda não mensuramos isso. Estamos preocupados, nesse momento, em avisar a todos sobre o cancelamento", disse.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento da cidade, André Zuchi, apesar de ressaltar a preocupação com a saúde da população, lamenta os prejuízos.

"Temos de olhar, em primeiro lugar, a saúde das pessoas, mas teremos um prejuízo em torno de R$ 800 a R$ 1 milhão com os cancelamentos. A parte hoteleira e de turismo da cidade vai ficar prejudicada porque os eventos são de conhecimento nacional e atraíam muitas pessoas", avaliou.

A Parada Gay é realizada na cidade há 8 anos e o Raimbow Fest se caracteriza por série de palestras, filmes e encontros voltados para debates sobre assuntos da comunidade homossexual.

O concurso Miss Brasil Gay estava previsto para ser feito no dia 15 no ginásio do Sport Clube de Juiz de Fora.

De acordo com a prefeitura da cidade, as equipes das 27 candidatas foram avisadas sobre o cancelamento e as pessoas que já tinham comprado ingressos e mesas para o evento poderão ter a devolução do valor pago a partir de segunda-feira (10), no escritório do Miss Brasil Gay (Rua Santo Antônio n° 415 - loja 09, no Edifício La Colline, Juiz de Fora), de 10h as 18h.

Universidade sem aulas

Ainda por causa da gripe suína, a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) decidiu nesta quinta-feira (7) adiar por tempo indeterminado o retorno às aulas e o cancelamento de concurso público programado para o dia 16. Os shows programados para o Cine-Theatro Central e os eventos do Museu Murilo Mendes, espaços culturais sob responsabilidade da UFJF, também foram atingidos pela medida adotada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos