Ministério da Saúde distribuiu 387 mil tratamentos para gripe suína desde o início da pandemia

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Ministério da Saúde enviou nesta semana 191,7 mil tratamentos contra a gripe suína às secretarias de saúde estaduais, elevando para 387,5 mil o número de kits de antivirais repassados aos Estados desde o início da pandemia. Estão inclusos nesta conta os remédios comprados de laboratórios privados e o Tamiflu produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Segundo nota do ministério, a previsão é que até o fim de agosto sejam distribuídos mais de 881,5 mil tratamentos, totalizando 1,2 milhão de kits. O estoque de matéria-prima usada na fabricação do medicamento que combate o vírus da influenza A (H1N1) tem capacidade para produzir 8,8 milhões de tratamentos. Cada tratamento é composto por 10 comprimidos de fosfato de osetalmivir.

O Tamiflu produzido pela Fiocruz tem distribuição controlada. Pacientes que apresentam sintomas de gripe suína só podem retirar o medicamento na rede de saúde pública com a apresentação de receita médica. O remédio não está disponível nas farmácias.

Nesta sexta-feira, o secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Januário Montone, disse que o Tamiflu já está disponível para retirada em 115 AMAs e em 25 postos de hospitais municipais. A distribuição começou hoje. O paciente deve ter receita médica, protocolo e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) em mãos para pegar o remédio gratuitamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos