Governo do Rio aplica multa e interrompe rota de pouso no Santos Dumont

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, determinou nesta segunda-feira (10) multa de R$ 250 mil e a imediata interrupção das atividades operacionais de pouso da rota 2 no aeroporto Santos Dumont.

De acordo com o Inea, a rota, que passa por bairros da zona sul carioca, só deverá ser usada em situações de emergência. Todas as operações no aeroporto também foram suspensas no período das 22h às 6h.

O conselho reuniu-se esta tarde para deliberar sobre a licença ambiental do aeroporto, que funcionou sem o documento por quase dois anos. Moradores reclamaram de ruídos nas rotas que começaram a funcionar em 2007, desde que o aeroporto ampliou sua capacidade de operação.

Segundo o instituto, a multa e as restrições serão mantidas pelo menos até que um estudo ambiental complementar comprove a sustentabilidade das operações naquele percurso.

O plano operacional deve considerar dados como o impacto dos níveis de ruído produzidos pelo tráfego de aeronaves, por um período de 15 dias, sobretudo nos bairros de Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo e Morro da Viúva. Cada bairro deve ser testado em no mínimo dois pontos, com prioridade nas áreas residenciais, que são as mais sensíveis.

A análise a ser apresentada deve estar de acordo com o estabelecido na norma (NBR) 10.151, da resolução 01/1990 do Conama. Outro fator a ser considerado, segundo a deliberação, é o zoneamento urbano estabelecido pelo município para as respectivas áreas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos