Minas Gerais confirma três primeiros casos de morte por gripe suína

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte

Atualizada às 15h40

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou nesta segunda-feira (10) as três primeiras mortes causadas pela gripe suína no Estado. De acordo com boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (10), resultados de exames feitos pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, comprovaram foram vítimas de complicações da doença duas mulheres, de 25 e 44 anos, e um homem de 54.

A mulher de 25 anos morreu no dia 27 de julho, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já o homem, natural de Ipaba, morreu em Ipatinga (a 209 km da capital) no dia 5 deste mês. A mulher de 44 anos morava em Congonhal e morreu em Pouso Alegre (a 384 km de Belo Horizonte) no dia 30 de julho.

Segundo a secretaria, mais 10 óbitos no Estado estão sob investigação e duas mortes que estavam sob suspeição foram descartadas.

Betim
A Secretaria Municipal de Saúde de Betim informou que a mulher, primeira vítima da doença no município, havia dado entrada em unidade de saúde da cidade com vômitos ininterruptos e falta de ar na noite de 24 de julho. Ainda de acordo com o órgão, ela passou também a apresentar pneumonia difusa e a sua saúde se deteriorou na tarde de domingo (26), passando a apresentar problemas respiratórios agudos.

Na manhã do dia 27, ela sofreu uma parada respiratória seguida de parada cardíaca, o que provocou a morte, de acordo com dados do órgão municipal. A Secretaria de Saúde do Estado não deu detalhes sobre o histórico clínico das outras duas vítimas da doença.

Volta às aulas
Cerca de 5 milhões de alunos da rede pública de ensino de Minas Gerais e de escolas particulares retornaram às aulas nesta segunda-feira (10). As férias haviam sido prorrogadas em uma semana para que os professores e funcionários recebessem treinamento para lidar com casos suspeitos da doença entre os alunos, segundo as secretarias de Saúde e da Educação do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos