MPF quer Tamiflu para todos os pacientes com sintomas de gripe suína no Paraná

Do UOL Notícias* Em São Paulo

Atualizado às 18h35

O Ministério Público Federal no Paraná ajuizou uma ação civil pública na última sexta-feira (7) para garantir que todos os doentes com sintomas de gripe no Estado consigam receber tratamento com o antiviral Tamiflu, contanto que um médico tenha receita o remédio. A medida valeria tanto para casos suspeitos de gripe suína quanto de gripe comum.

A Secretaria de Saúde do Estado registrou 39 mortes causadas pelo vírus da influenza A (H1N1) após receber oito novas confirmações da análise laboratorial nesta segunda-feira (10). As mortes foram anunciadas pelo secretário Gilberto Martin à Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo nota da Procuradoria da República, o objetivo da ação civil pública é garantir que o remédio seja administrado aos pacientes até 48 horas depois do início dos sintomas.

Além disso, o MPF quer que o governo federal repasse ao Paraná quantidade suficiente do medicamento em solução oral, forma destinada ao uso pediátrico.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, disseram nesta segunda que os efeitos colaterais do Tamiflu podem superar os benefícios para as crianças. De acordo com levantamento dos pesquisadores, crianças britânicas que usaram o remédio tiveram diminuição de um dia na duração da gripe, mas não apresentaram redução de acessos de asma ou a probabilidade de elas precisarem de antibióticos.

*Com informações da Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos