No Sul, RS registra mais mortes por gripe suína, e Paraná promete Tamiflu infantil

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou hoje mais seis mortes causadas pela gripe A. Elas foram registradas entre os dias 24 de julho e 3 de agosto nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Sapiranga e Torres.

Apenas dois dos pacientes, um homem de 59 anos e uma mulher de 69, não possuíam nenhum fator de risco. Os outros apresentavam epilepsia, pneumopatias, cardiopatias e deficiência imunológica. Uma mulher de 21 anos, que morreu em Torres no dia 3, tinha passado por um parto recentemente.

Assim, o Estado registra 55 mortes causadas pela doença.

No Paraná, o governo estadual decidiu custear a manipulação do oseltamivir (princípio ativo do Tamiflu) para produzir uma solução oral adequada ao tratamento da influenza A (H1N1) em crianças. Para a tarefa, foram selecionadas cinco farmácias-escola -três públicas e duas privadas.

Segundo informações da agência de notícias oficial do Estado, a distribuição da solução permite ao médico regular a dosagem pelo peso da criança e será distribuída nas 22 coordenações regionais de saúde. Cerca de 600 tratamentos já foram distribuídos nesta semana, afirma o governo paranaense.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos