Rio Grande do Sul lança protocolo sobre gripe suína específico para grávidas

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O governo do Rio Grande do Sul lançou hoje (12) um protocolo com orientações sobre a prevenção e tratamento da gripe suína especificamente para as gestantes. Segundo nota da Secretaria de Saúde, a governadora Yeda Crusius (PSDB) disse que a principal recomendação é que as mulheres grávidas fiquem em casa durante o período de maior disseminação da gripe.

"Estamos sugerindo que todas as empresas privadas ou públicas deixem as gestantes permanecerem em casa, porque as grávidas são uma das direções da gripe A", disse Yeda à imprensa oficial do Estado.

De acordo com o protocolo gaúcho, "a maioria das gestantes que se infectam com o vírus da influenza A (H1N1) desenvolve um quadro clínico semelhante ao de mulheres não-grávidas", mas as grávidas têm apresentado uma evolução mais rápida da doença. O documento também recomenda que as gestantes evitem permanecer em locais fechados com grande concentração de pessoas, cumprimentos como apertos de mão, abraços e beijos e visitas a hospitais.

O Rio Grande do Sul dispõe de um serviço telefônico para tirar as dúvidas das mulheres grávidas sobre a gripe suína. No entanto, das 1.437 ligações recebidas entre a última quinta-feira (6) e terça-feira (11), quase metade eram trotes, enganos ou telefonemas sem resposta.

Nesta quarta-feira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pediu aos médicos que monitorem os bebês e grávidas que estejam sob a medicação do Tamiflu. O remédio é usado no tratamento dos casos de gripe A, mas ainda não existem dados suficientes do uso deste medicamento para uma avaliação definitiva quanto a sua segurança nesses dois tipos de pacientes.

O Tamiflu deve ser utilizado por gestantes apenas se o benefício justificar o risco potencial para o feto, e a avaliação deverá ser feita pelo médico responsável, segundo a Anvisa.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos