Devido à gripe suína, Ministério da Saúde adia vacinação contra a pólio

Do UOL Notícias Em São Paulo

Para que o sistema de saúde possa atender com maior tranquilidade os pacientes com suspeita de influenza A (H1N1), o Ministério da Saúde anunciou o adiamento da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite para o dia 19 de setembro.

De acordo com o ministério, o início estava previsto para 22 de agosto, mas a mudança não deve comprometer a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho.

A decisão, diz o Ministério da Saúde, tem o objetivo de evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe. A orientação atende também a pedido de secretarias estaduais da saúde dos Estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe.

"Embora nem todos os Estados apresentem sobrecarga no sistema de saúde por causa da influenza A, optamos por adiar a campanha de vacinação em todo o país. Isso porque, quando realizada simultaneamente em todos os Estados, criamos uma rede de proteção e garantimos uma maior imunidade de grupo", afirma o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna.

A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças -95% das crianças menores de cinco anos. Em torno de 115 mil postos de vacinação, em todo o país, estarão envolvidos no processo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos