Secretaria confirma dois casos de gripe suína em prisões de São Paulo

Do UOL Notícias Em São Paulo

A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (13) que dois presos estão com gripe suína em cadeias estaduais. Um dos casos foi diagnosticado na Penitenciária de Ribeirão Preto. O outro, no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.

Ambos passam bem, e já foram tomadas as medidas sanitárias necessárias para evitar a multiplicação o vírus da influenza A (H1N1) nas unidades, afirma a pasta. Foram providenciadas máscaras cirúrgicas e gel antisséptico a agentes e outros detentos que tenham tido contato com os doentes.

Após as confirmações, a secretaria transmitiu novas orientações aos diretores de presídios sobre o que deve ser feito caso algum preso apresente os sintomas da gripe.

Segundo nota divulgada pelo órgão, o preso com sintomas deverá ser "imediatamente retirado da unidade penal" e levado para casa de saúde próxima para passar por exames clínicos. Se for confirmada a infecção pelo vírus A (H1N1), ele deverá ser internado em um hospital de referência.

No caso dos visitantes, quem apresentar sintomas de gripe será orientado a não entrar na unidade.

Um documento da Divisão de Serviços de Saúde e da Divisão de Infecção Hospitalar do governo paulista recomenda, entre outras medidas, que seja estabelecida uma rotina de limpeza nas prisões para desinfetar os ambientes e evitar a disseminação do vírus. Também foi recomendado que os ambientes sejam ventilados e que se evite o fumo em locais fechados.

No final de julho, as secretarias estaduais responsáveis pela administração do sistema penitenciário em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul informaram uma série de ações previstas para evitar a disseminação da gripe suína dentro das prisões. Algumas delas eram isolar em celas separadas presos que apresentarem sintomas da doença, hospitalizar detentos doentes, aumentar a vigilância epidemiológica em dias de visita, barrar a entrada de visitantes gripados e distribuir panfletos e recomendações às famílias dos internos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos