Protesto e passeata marcam Jornada Nacional de Lutas no Rio

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Centenas de manifestantes de diversas centrais sindicais e movimentos sociais participam hoje (14), no centro do Rio de Janeiro, da Jornada Nacional de Lutas. A manifestação, que ocorre em vários Estados brasileiros, é um protesto contra demissões injustificadas, pela redução da jornada de trabalho sem perdas salariais e em defesa de investimentos em políticas sociais.

Os manifestantes se concentraram durante a manhã em frente à Igreja da Candelária e depois seguiram em passeata pela avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro da capital fluminense. O último ponto da Jornada Nacional de Lutas no Rio é uma manifestação em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também no centro.

"O BNDES é um símbolo para os trabalhadores, por ter sido o instrumento do governo federal como principal fomentador, na crise econômica, para reerguer as indústrias e os bancos aqui no Brasil. Não temos nada contra esse socorro a essas instituições, mas fundamentalmente esperamos que elas resguardem os empregos e reabram postos de trabalho que foram fechados", afirmou o sindicalista Paulo Farias, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos