Acidente com bonde de Santa Teresa deixa um morto e sete feridos no Rio de Janeiro

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Um acidente envolvendo um bonde de Santa Teresa causou a morte de uma passageira e ferimentos em pelo menos sete pessoas, na manhã de hoje (16). O bonde teria colidido com um táxi na subida da Rua Paschoal Carlos Magno. Em seguida, o veículo perdeu o sistema de freio, desceu de ré e bateu na lateral de um ônibus que subia a rua.

Segundo o condutor do bonde, Gilmar Silvério de Castro, o táxi bateu justamente no sistema de freio eletrônico, que fica na frente do bonde, e, com isso, ele não foi capaz de impedir que o veículo descesse na contramão.

Andreia de Jesus Resende, de 29 anos, morreu ao saltar do bonde na hora em que ele descia, sem controle, de ré. Além de Andreia, mais passageiros também saltaram do bonde e ficaram feridas, segundo Gilmar.

"O bonde voltou de ré e o pessoal começou a pular [para fora do bonde]. Foi quando o pessoal se machucou. Se ninguém tivesse pulado, a menina não teria morrido e ninguém teria se machucado. Só o ônibus e o bonde que ficariam 'machucados'", disse.

Gilmar, que trabalha há 26 anos como condutor de bonde em Santa Teresa, dirigia um dos novos modelos adquiridos recentemente. Segundo ele, o novo bonde não tem sistema de freio manual como os antigos e, uma vez danificado, não há como parar o veículo.

A Delegacia de Polícia de Santa Teresa está investigando o caso. Segundo os policiais, a perícia esteve no local analisando as causas do acidente. Uma perícia especial no sistema de freios do bonde será realizada amanhã (17) por um engenheiro mecânico.

A Secretaria Estadual de Transportes, responsável pelo bonde, divulgou uma nota lamentando o acidente e informando que está apurando as suas causas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos