Julgamento de ex-secretário envolvido em pedofilia em SP será emblemático, diz promotoria

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Para o promotor Antônio Dominguez Farto Neto, do Ministério Público de Sorocaba (SP), o julgamento do ex-secretário de Administração do município Januário Renna, 63, preso em flagrante no sábado (15) com três menores de idade em um motel de Itu (SP), será emblemático porque pela primeira vez desde a sanção da nova lei da pedofilia alguém com poder econômico e influência política estará no banco dos réus.

"O panorama que eu vejo é que agora haverá uma pressão muito grande sobre o Poder Judiciário com relação ao rigor da punição e à rapidez no julgamento do processo", afirma o promotor. "É a primeira vez desde a aprovação da nova lei que alguém desse porte é preso", acrescenta.

Renna, que integrava a administração do prefeito Vítor Lippi (PSDB) desde 2005, foi detido por policiais do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) no motel, localizado no km 28 da rodovia do Açúcar, e exonerado do cargo de secretário ainda no sábado à noite. Ontem, ele foi transferido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Sorocaba. Se condenado, pode pegar até 12 anos de prisão.

De acordo com o Deic, as jovens que estavam com Renna possuem entre 14 e 15 anos e receberam, cada uma, R$ 100 pelo programa. Elas já haviam sido exploradas sexualmente ao menos três vezes pelo ex-secretário.

Hoje, o MP localizou outra vítima de Renna, de apenas 12 anos, que afirmou ter mantido relações sexuais com o ex-secretário em quatro ocasiões. O MP diz que há indícios da existência de uma rede de pedofilia na região, ainda que de pequeno porte. "Se as condenações por pedofilia forem duras, as crianças estarão mais protegidas", diz o promotor.

O UOL Notícias tentou entrar em contato com o advogado do ex-secretário para comentar o caso, mas não obteve sucesso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos