Paraná cria site para dar esclarecimentos sobre gripe suína

Lúcia Nórcio Da Agência Brasil Em Curitiba

O presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia e diretor de Saúde Coletiva da Associação Médica do Paraná, Alceu Fontana Pacheco Júnior, disse hoje (17) que a ocorrência de febre repentina, acima de 38 graus, acompanhada de tosse, seca no início, pode ser o o sinal de alerta em relação à influenza A (H1N1) - gripe suína. O médico deu a explicação em site criado pela Secretaria da Saúde do Estado para dar à população esclarecimentos sobre a nova doença. Clique aquipara visitar o site.

Pacheco Júnior disse que atualmente a população tem se preocupando mais com gripes, resfriados, pneumonias, otites e sinusites, doenças que se manifestam com mais intensidade no inverno. Ele ressaltou, no entanto, que cada uma delas tem sintomas diferentes. A gripe, por exemplo, é provocada pelo vírus influenza H1N1, que tem várias cepas, como a A, a B e a C. Já os resfriados se manifestam devido à ação de outros tipos de vírus, como o Parainfluenza.

Na gripe, a febre é alta, com início súbito, e podem ocorrer tosse e dor de garganta, cabeça e nas articulações. A doença exige repouso por causa da forte sensação de cansaço. O resfriado se manifesta mais lentamente, com febre baixa, nariz congestionado, coriza e, por vezes, dores de garganta e tosse, mas geralmente não ataca o pulmão. "Nesses casos, as pessoas podem trabalhar normalmente", afirmou o médico.

Para evitar doenças como essas, o infectologista recomenda cuidados básicos de higiene e hábitos de vida saudáveis. São consideradas medidas fundamentais lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou limpá-las com álcool gel; cobrir o rosto ao tossir ou respirar; não tocar os olhos, nariz e boca; manter ambientes bem arejados, e não compartilhar utensílios de uso pessoal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos