Versão infantil do Tamiflu começa a ser distribuída no Rio

Vitor Abdala
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro


Atualizada às 10h56

O Instituto Vital Brazil, laboratório público estadual do Rio de Janeiro, começa a distribuir nesta segunda-feira (17) uma versão infantil do osetalmivir (Tamiflu), remédio usado para tratar a influenza A (H1N1) - gripe suína. A nova versão do medicamento é líquida, diferente da original, em cápsula.

Segundo o diretor industrial do instituto, Jorge Coelho, neste primeiro lote serão 400 frascos a ser entregues à Secretaria Estadual de Saúde, que ficará responsável pela distribuição do medicamento. O Vital Brazil poderá produzir até 14 mil frascos do remédio. Cada paciente é tratado com um frasco.

"O Vital Brazil produz à medida que eles vão pedindo, e a gente não sabe qual vai ser a necessidade. Esse produto tem uma validade muito pequena, de 21 dias, então tem que se fazer a produção de acordo com a distribuição. Se fizer muita coisa, de repente você perde o produto", afirmou Coelho.

Para produzir o osetalmivir líquido, o Instituto Vital Brazil está usando uma carga de pó de fosfato de osetalmivir, enviada pelo Ministério da Saúde, na semana passada. Segundo o laboratório, a nova versão do remédio foi criada por causa das dificuldades das crianças em ingerir as cápsulas do Tamiflu.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos