Mais de 400 crianças com suspeita de gripe suína já foram internadas no Rio

Da Agência Brasil No Rio de Janeiro

Mais de 400 crianças foram internadas com suspeita de influenza A (H1N1) - gripe suína - na cidade do Rio de Janeiro desde o surgimento dos primeiros casos da doença. Do total, 36 continuam hospitalizadas. Pelo menos, sete mortes de crianças de até 10 anos provocadas pela gripe foram confirmadas no município no Rio no período.

As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que inaugurou hoje (19) um serviço de teleatendimento voltado a orientar pais de crianças de até 12 anos de idade com suspeita da doença.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a ideia é que o serviço seja uma fonte de informação no período de retorno das aulas após as férias escolares. "É para a gente acompanhar esse primeiro período de volta às aulas, para, se houver alguma necessidade, a população ter mais uma opção de tirar suas dúvidas e avaliar suas crianças. Isso para que a gente possa sempre antecipar o diagnóstico e, se for necessário, antecipar as medidas de tratamento", disse Dohmann.

Os estudantes da rede estadual e os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio voltaram às aulas na última segunda-feira (17) depois de terem as férias prorrogadas por duas semanas, devido à gripe. Na próxima segunda (24), é a vez de os alunos de educação infantil e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal voltarem às atividades.

De acordo com Dohmann, desde a última semana, é possível verificar uma tendência de redução dos casos da gripe na cidade. "Para que a gente possa ficar absolutamente tranquilos, precisamos de mais uma semana ou dez dias de manutenção dessa tendência de queda, para que a gente possa, de fato, afirmar isso definitivamente", disse. "Mas tudo leva a crer que o pior está passando."

Em todo o estado do Rio de Janeiro, já foram confirmadas 43 mortes, sendo 13 de crianças de até 10 anos de idade. Os últimos quatro óbitos foram confirmados ontem (18): um bebê de 6 meses, uma criança de 1 ano e dois homens, um de 27 anos e outro de 44.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos