Notificação dos casos de dengue diminuem 47,9% no primeiro semestre, diz ministério

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta segunda-feira (24) afirmando que as notificações de casos de dengue diminuíram 47,9% no país entre janeiro e julho deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Foram 387.158 casos da doença em 2009 contra 743.517 no ano passado.

O Estado que registrou a maior redução foi o Rio de Janeiro, com queda de 96,2% dos casos no período analisado. Entretanto, Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram aumento da dengue. Segundo o ministério, estes Estados (exceto Amapá) são responsáveis por 76,9% de todos os casos, junto com Minas Gerais e Goiás.

Sobre os casos graves, o governo federal afirma que houve queda de 80,7% nesse tipo de caso: de 20.229, em 2008, para 3.896, em 2009. Também as mortes pela doença foram reduzidas em 65,7%. Foram 156 óbitos este ano contra 455 do ano passado período de janeiro a julho.

Os Estados de Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Sul não registraram mortes.

O Ministério da Saúde afirma que "os dados devem ser analisados com cautela, pois se ações contra a doença não forem mantidas durante os períodos de baixa transmissão e reforçadas nas épocas de pico, o número de casos e óbitos pode voltar a aumentar".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos