Justiça do Rio condena TAM a pagar R$ 6.000 a passageiro por voo atrasado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a TAM a pagar R$ 6.000 em indenização por danos morais a um passageiro que teve que esperar por quase 15 horas um voo do Rio para Florianópolis, segundo informações do site do TJ-RJ.

O atraso, ocorrido no dia 22 de julho de 2007, fez com que o cliente perdesse um compromisso profissional financeiramente rentável, além de lhe causar cansaço. "Os transtornos sofridos pelo autor, com várias horas de atraso, impossibilidade de repouso adequado e perda de compromisso profissional, ultrapassam a esfera do mero aborrecimento, configurado, isto sim, o dano moral", afirmou o desembargador Antônio Iloízio Barros Bastos.

Na decisão, os magistrados levaram em conta a gravidade e as consequências do fato e as condições sociais da vítima e do infrator. A TAM alegou que o atraso ocorreu em função de um acidente envolvendo uma aeronave da empresa, ocorrido em 17 de julho daquele ano, cinco dias antes do fato denunciado pelo passageiro.

A TAM alegou ainda que as condições meteorológicas atrapalharam o embarque da aeronave, mas nenhum dos argumentos apresentados convenceu os juízes e desembargadores que julgaram o caso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos