IBGE investirá R$ 1,4 bi para fazer censo de 2010 informatizado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta quinta-feira (27) que investirá R$ 1,4 bilhão para realizar o censo populacional de 2010 de modo integralmente informatizado. Segundo Aparecido Cunha, coordenador operacional do censo, os recenseadores utilizarão computadores de mão e netbooks durante as pesquisas.

No último censo do IBGE, realizado em 2000, os pesquisadores utilizaram os tradicionais papel e caneta para anotar os dados da população. Naquele ano, no entanto, o governo teve que investir menos da metade do que investirá no próximo censo, estima Cunha.

O censo começará a ser feito em 1º de agosto de 2010. As informações de 58 milhões de domicílios brasileiros deverão ser coletadas até o fim de novembro. Após as entrevistas, o IBGE trabalhará durante um mês qualificando os dados, de acordo com Cunha. "Em razão da informatização, os dados deverão ser divulgados ainda em 2010", afirma o coordenador do censo.

Ao todo, 220 mil funcionários irão trabalhar no processo - considerando servidores fixos e temporários - 43 mil só no Estado de São Paulo. O IBGE divulgará o edital para o processo seletivo de agentes censitários no início de setembro e em outubro começa o processo de seleção.

Por meio do censo, são levantados os principais dados demográficos do país, que, além de servirem de base para vários estudos e pesquisas, orientam políticas públicas nos três níveis - nacional, estadual e municipal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos