Tráfego aéreo doméstico aumenta 25% em julho

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Tráfego aéreo doméstico registrou crescimento de 25,6% em julho, ante o mesmo mês do ano passado, no volume de passageiros transportados em voos domésticos por companhias brasileiras. A informação é da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo a Anac, uma das causas do aumento do tráfego aéreo foi a queda do preço das passagens. O chamado indicador Yield Tarifa - que corresponde ao valor médio que cada passageiro paga por quilômetro voado - caiu 41% em julho de 2009, ante julho do ano anterior.

Não são incluídas nesse valor as tarifas corporativas, fretamentos e passagens oferecidas a tripulantes, crianças de colo e passagens emitidas por programas de milhagem.

A taxa de ocupação das aeronaves também aumentou: passou de 66,9% em 2008 para 72,9% em 2009.

O impulso no mercado doméstico compensou a retração dos voos internacionais, que caíram 10,5% no mesmo período, com ocupação de 70,3% dos assentos.

Ainda segundo dados divulgados pela Anac, de janeiro a julho de 2009, o desempenho do setor aéreo no Brasil continua em alta nos voos domésticos (crescimento de 6,57%), mas acumula queda no mercado internacional (de 6,36%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos