PF realiza operação para prender quadrilha acusada de crimes financeiros

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Federal realiza uma operação para cumprir 28 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão nas cidades de São Paulo e Santos (SP), Porto Alegre (RS) e Três Lagoas (MS), além de prisões no Uruguai, com o apoio da Interpol. O objetivo é desarticular uma quadrilha acusada de praticar crimes como evasão de divisas, descaminho, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As penas destes crimes podem chegar a 30 anos de prisão.

Segundo a Polícia Federal, um dos grupos criminosos usava empresas fantasmas e sucessivas operações fictícias de compra e venda, para a realização de importações com valores subfaturados. Para conseguir a evasão de divisas, eram feitas, todos os dias, operações conhecidas como dólar cabo, nas quais não há saída física da moeda, mas apenas um sistema extra-oficial de compensação entre doleiros e clientes.

A operação, chamada Harina (nome escolhido pelo fato de os produtos descaminhados serem provenientes da Argentina), está sendo realizada desde a madrugada desta sexta-feira (28).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos