Angra 2 opera a 100% de potência, após ficar 27 dias parada para reabastecimento e manutenção

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A Usina Nuclear Angra 2 está operando hoje (31) a 100% de potência, depois de ter sido religada ao Sistema Elétrico Nacional no último dia 28, após 27 dias de parada programada. A usina está gerando 1.347 megawatts (MW) de energia. Angra 2 abastece normalmente 30% das necessidades do Estado do Rio de Janeiro.

As informações foram dadas à Agência Brasil pelo superintendente de Angra 2, Antonio Carlos Mazzaro. Até a próxima quarta-feira (2), serão realizados testes físicos exigidos por normas de segurança.

Durante a paralisação, a equipe da usina efetuou 3.650 tarefas, além do reabastecimento do combustível. "Essas paradas objetivam realizar várias tarefas que não são possíveis de serem realizadas durante a operação normal da usina". O trabalho incluiu manutenções preventivas e corretivas e inspeções periódicas. "Essa foi a parada mais curta para a realização de um escopo semelhante", disse Mazzaro.

A parada mais curta ocorreu em 2003, mas a quantidade de trabalho foi menor. Naquele ano, a usina ficou fora do Sistema Elétrico Nacional durante 25 dias. O próximo reabastecimento de Angra 2 está previsto para outubro de 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos