Órgão ambiental suspende multas à Infraero por voos noturnos no Rio

Fabiana Uchinaka
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) suspendeu na noite desta terça-feira (1) a aplicação de multa caso a Infraero, empresa que administra os aeroportos do país, descumprisse as determinações de suspender os voos noturnos (entre as 22h e as 6h) e o uso da rota 2 de pouso (que passa sobre bairros da zona sul) no aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade.

A decisão partiu da secretária estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, depois que o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, solicitou uma reunião para discutir como poderão ser atendidas as determinações feitas pelo Inea.

"Entendemos que houve um avanço com esta manifestação da Infraero e vamos discutir tecnicamente qual a melhor forma para a implantação das mudanças", explicou Marilene.

O encontro deve acontecer até sexta-feira, com a presença do presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), tenente-brigadeiro do Ar Ramon Cardoso, e da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira.

O ruído provocado pelo tráfego aéreo e o incômodo provocado pelos faróis das aeronaves tem provocado sucessivas reclamações de moradores de oito bairros do Rio.

No dia 30, fiscais do Inea foram até o aeroporto para uma vistoria e constataram que os voos continuavam acontecendo. Desde as 22h de ontem, a Infraero corria o risco de ter de pagar R$ 25 mil cada vez que violasse a determinação.

A Infraero chegou a entrar com recurso contra a decisão, mas o Inea avaliou que a empresa não apresentou estudos técnicos que justifiquem a manutenção dos voos noturnos e da rota 2.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos