Chuva deixa capital paulista em atenção e com pontos de alagamento

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Pancadas de chuva deixam toda a capital paulista em estado de atenção no final tarde desta quinta-feira (3). Há cinco pontos de alagamento intransitáveis até o momento e outros 17 transitáveis.

Meteorologista explica a onda de calor em pleno inverno em São Paulo e no Rio

  • A meteorologista do Tempo Agora, Desirée Brandt, afirma que uma grande massa de ar seco atingiu a região Central e Sudeste do Brasil. A falta de umidade e nebulosidade provocou dias ensolarados



De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), áreas de instabilidade associadas com o calor e a aproximação de uma frente fria se formaram no interior e deslocaram-se em direção à capital.

Segundo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em uma hora e meia, as temperaturas caíram 11ºC na cidade, saindo dos 31ºC registrado às 15h na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul, para 20ºC às 16h30.

Uma frente fria muda o tempo próximos dias, causando maior nebulosidade e chuvas na forma de pancadas principalmente no período da tarde.

As temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias em função da cobertura de nuvens e as máximas oscilam em torno dos 26ºC. Já os índices de umidade, que chegaram à casa dos 30%, aumentam e melhoram a qualidade do ar na capital. Apenas o domingo deve ser de tempo nublado e chuvoso com sensação de frio.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 18h30 o trânsito na capital estava ligeiramente acima da média, com 164 km de lentidão, o que representa 19,7 % dos monitorados.

Os pontos intransitáveis estão na zona leste, na avenida São Miguel, governador Carvalho Pinto e Helder Câmara. Na zona oeste, há problemas na rua Turiassú.

Verão no inverno
Recordes de calor e temperaturas típicas do verão em pleno inverno foram registrados no Rio de Janeiro e em São Paulo durante esta semana. Nesta quinta, os termômetros do Aeroporto do Campo de Marte, na zona Norte da capital paulista, chegaram a 31ºC.

Ontem, houve novo recorde para a estação quando a calor chegou a 31,5ºC no Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último recorde havia sido registrado no dia anterior, quando às 15h o calor chegou a 29,8ºC. Antes disso, no dia 8 de agosto os termômetros marcaram 29,1°C.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos