Meteorologista explica a onda de calor em pleno inverno em SP e no Rio

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Recordes de calor e temperaturas típicas do verão em pleno inverno foram registrados no Rio de Janeiro e em São Paulo durante esta semana. Nesta quinta-feira, os termômetros do Aeroporto do Campo de Marte, na zona Norte da capital paulista, chegaram a 31ºC.

A Defesa Civil da cidade também voltou a decretar estado de atenção devido ao baixo índice de umidade relativa do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), por volta do meio-dia a região de Congonhas registrava 23,6% de umidade.

Ontem, houve novo recorde para a estação quando a calor chegou a 31,5ºC no Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último recorde havia sido registrado no dia anterior, quando às 15h o calor chegou a 29,8ºC. Antes disso, no dia 8 de agosto os termômetros marcaram 29,1°C.

Segundo a meteorologista do Tempo Agora, Desirée Brandt, uma grande massa de ar seco atingiu a região Central e Sudeste do Brasil. A falta de umidade e nebulosidade provocou dias ensolarados e quentes.

Veja a explicação:

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos