Polícia de Sergipe desarticula quadrilha de tráfico internacional de animais silvestres

Paulo Rolemberg
Especial para o UOL Notícias
Em Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe desarticulou nesta quinta-feira (3) uma quadrilha suspeita de tráfico internacional de animais silvestres. A polícia chegou aos criminosos após investigações sobre o furto de um urubu albino - uma ave rara -, um falcão-coleira e um gavião-relógio ocorrido no último dia 9 de agosto no parque dos Falcões, localizado a 45 km de Aracaju, espaço que realiza o trabalho de manejo, reprodução e reabilitação de aves de rapina.
  • Jefferson Horta

    A polícia chegou aos criminosos após investigações sobre o furto de um urubu albino (foto), um falcão-coleira e um gavião-relógio ocorrido no último dia 9 de agosto


Foram presos Saulo Castelar Coelho, 21, conhecido como "Saulin", Pedro Guilherme Mendonça Magalhães, 19, e Kayan de Vasconcelos, 18.

A operação denominada Hayabusa (nome do pássaro mais rápido do mundo) prendeu "Saulin" em Campina Grande. Já Pedro Guilherme e Kayan de Vasconcelos foram surpreendidos pelos policiais sergipanos na cidade de Fortaleza. Eles revelaram à polícia que vendiam as aves para outros países.

O delegado responsável pela operação, Osvaldo Rezende, não revelou o destino dos animais roubados e afirmou que dará detalhes da operação somente em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (4). Entretanto, fontes ligadas à Secretaria de Segurança Pública ouvidas pelo UOL Notícias informaram que os pássaros estão mortos e que foram encontrados em um terreno baldio em Campina Grande. Os animais teriam morrido durante a viagem de Sergipe para o Ceará.

Os acusados, segundo a polícia, praticavam a atividade de falcoaria, que consiste no treino de aves para a caça. Costuma-se deixar falcões e gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves. A falcoaria é permitida somente em casos como o de controle a pragas nas lavouras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos