Acordo veta voos noturnos no aeroporto Santos Dumont (RJ)

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Acordo entre a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) do Rio de Janeiro veta pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont das 23h às 6h. A rota 2 de pouso e decolagem só será usada a partir da próxima terça-feira (8), quando as condições atmosféricas comprometerem a segurança.

Governo do Rio aplica multa e interrompe rota de pouso no Santos Dumont

Moradores reclamaram de ruídos nas rotas que começaram a funcionar em 2007, desde que o aeroporto ampliou sua capacidade de operação



As medidas foram anunciadas nesta sexta (4) pela secretária de Meio Ambiente do RJ, Marilene Ramos. O acordo é resultado de reunião ocorrida esta tarde com o novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, o diretor-geral do Dcea, tenente-brigadeiro do Ar Ramon Cardoso, a presidente da Anac, Solange Vieira, e o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira.

O horário de funcionamento do aeroporto passa a valer dentro de 15 dias. O horário limite para chegada e partida das aeronaves será às 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora. Voos que ultrapassarem este horário serão desviados para o Galeão.

Outro ponto acordado foi a redução, no prazo de 30 dias, do número de voos por hora. Para isso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deverá remanejá-los, permitindo que o número máximo passe dos atuais 23 para 19 por hora nos horários de pico - entre 10h às 12h e 19h às 21h. O objetivo é retornar às condições de operação do Santos Dumont antes do incremento do número de voos, em abril.

Na reunião, ficou estabelecido ainda que a Infraero deverá iniciar estudos de medições de ruídos, sobretudo nos bairros afetados pelo tráfego aéreo da rota 2: Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo, Catete e Glória.

"A reunião foi muito boa. Os órgãos envolvidos sentaram à mesa e puderam compartilhar informações técnicas que antes estavam restritas a cada um deles. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi muito feliz ao determinar esse encontro, que atingiu um novo nível de entendimento", disse Marilene Ramos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos